João 7: 37-39 E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. 

Os rios correm por causa das chuvas.  

Joel 2:23 -24“E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.”

As chuvas temporãs são as primeiras chuvas. Estas vêm com força para fazer algo poderoso. Vêm para fazer rebentar as nascentes que estavam a secar, após o Verão. As chuvas serôdias são as chuvas que vêm antes das colheitas.

Isto relaciona-se com a Palavra de Deus, pois a chuva temporã corresponde ao cumprimento da promessa de Joel, a descida do Espírito Santo. Esta chuva capacitou os apóstolos para realizar os milagres e prodígios.

 

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2:14-21

Este foi o cumprimento da promessa, em que as primeiras chuvas foram derramadas.

 

Atos 1:4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.”

Note que, dos quinhentos que ouviram isto do Senhor ressuscitado, apenas cento e vinte perseveraram com fé nesta busca, eles obedeceram e esperaram pelo fogo e pela chuva do Espírito Santo. Quando adoramos a Deus e esperamos essa chuva vem sobre a nossa vida.

A chuva serôdia será um dos acontecimentos importantes da história da Igreja nos últimos tempos, porque ela vai chegar a todo o mundo, vai tocar em todas as pessoas. Esta chuva será derramada no final e vai trazer amadurecimento à colheita e à Igreja. Esta última necessita de amadurecer para dar fruto, uma vez que ela é chamada a isso mesmo.

Já estamos a experimentar os primeiros chuviscos no mundo, em diversos sítios. Todavia, virá o tempo em que a chuva serôdia cairá sobre toda a Terra e a Igreja crescerá de tal forma que não será mais encontrada nesta Terra.

A chuva serôdia virá na sua plenitude, na sua totalidade.

 

COMO RECEBER A CHUVA SERÔDIA?

1) Amar a Deus de todo o coração.

“E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.”  Deuteronómio 11:12-14

O Espírito Santo trará a bênção sobre a sua vida. Para isso deverá respeitar, reverenciar, saber e conhecer a pessoa que Ele é.

Jesus disse: “quem crê em mim, rios de água viva correrão do seu ventre”. Ele disse isto, porque o Espírito Santo ainda não tinha sido dado. Hoje, o Espírito Santo flui dessa água que Ele derrama sobre a nossa vida.

Somente os que amam a Deus em primeiríssimo lugar, acima de tudo podem dizer que entram neste grupo, dos que O amam de todo o coração. Uma pessoa que ama e coloca Deus em primeiro lugar, não O vai trocar por nada (por um desporto, amigos ou dinheiro).

 

2) Deve receber e pedir o derramamento sobre a sua vida

“Pedi ao SENHOR chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao SENHOR que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo.” Zacarias 10:1

Para termos este derramar da chuva serôdia necessitamos buscar ao Senhor em primeiro lugar, com um coração sincero e com o objetivo de partilhá-Lo com outras pessoas.

“Deus espera que a Sua Igreja se levante de um estado de entorpecimento e que vá buscar o pecador onde ele estiver.”

Apóstolo António Ferreira

Rejeite toda a dissensão. Entregue-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé, peça a Deus a bênção porque ela virá.

 

3) Esperar com paciência e vigilância

Esperar em Deus com paciência implica buscá-Lo em primeiro lugar, passar tempo em Sua Presença, com a Sua Palavra, louvá-Lo, adorá-Lo, acalmar-se e ouvir a Sua voz. Ela é quieta, mansa e é delicada. Necessitamos aquietar-nos na Sua Presença.

 

“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.” Tiago 5:7-9

A vinda do Senhor está próxima, fortaleça a sua fé. Não podemos desesperar por a chuva serôdia ainda não ter vindo, mas também não podemos acomodar-nos achando que só virá quando Deus quiser. Deus deu-nos a fé para ativar as coisas Dele na nossa vida. Ele quer há muito tempo que tenhamos a chuva serôdia.

 

A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO TEMPO DO FIM

Jesus explicou qual era a obra do Espírito Santo.

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:15-18

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.” João 16:13-16

 

O Espírito Santo trouxe ao mundo a certeza da existência do pecado, pois Ele convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo. Ele contrói a personalidade cristã em nós.

 

“Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Coríntios 3:16-18

Cada um de nós necessita de transformação no nosso caráter, nos nossos pensamentos, na nossa vida. Ela só ocorrerá através do Espírito Santo.

Um cristão batizado com o Espírito Santo demonstra na sua vida os atributos desse batismo. Ira, ciúmes, críticas, rivalidades, piadas, etc nada disso faz parte da vida do crente batizado com o Espírito Santo.

A chuva serôdia é a referência ao derramento do Espírito Santo nos últimos dias, antes da grande colheita.

 

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.Joel 2:28-29

 

PRECISAMOS SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO! COMO FAZÊ-LO?

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”
Efésios 5:1-20

Primeiramente, surge uma lista de coisas nas quais não podemos estar envolvidos para nos enchermos do Espírito. Porém, devemos louvar, louvar e louvar a Deus.

 

“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.Colossences 3:15-16

 

Pode ver o vídeo que disponibilizamos abaixo, ou ouvir o podcast em: https://anchor.fm/apantonioferreira

 

Phone: +351 234 308 422
3800-587 Cacia - Aveiro
Rua da Paz, Nº 263, Lote 9